Pesquise neste blogue

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Valpaços Futsal Clube

Partilhar
O fim da época 2010/2011 trouxe a tão desejada manutenção na 3ºdivisão do campeonato nacional de futsal, com o lema de ser uma equipa com jogadores da “terra” e jogar por amor a camisola. 


Para o início da época 2011/2012 a ambição era renovada, bem como o plantel e a equipa técnica. 

 As perdas no plantel foram significativas saíram Luciano, Nico e Marco para o G.D. Macedense que militou na 2ºdivisão campeonato nacional. Saíram ainda André Ervões, José Rocha para o Futsal Mirandela e Pedro Morgado para Carrazedo Futsal.

 Jogadores que tinham sido o pilar da equipa durante a época transacta. 



 Para a nova época a maior atração era o treinador do V.F.C, Renato Costa homem da terra e que fazia parte da equipa técnica do extinto G.D. Boticas (futsal) que durante as duas épocas que militaram na 1ºdivisão do campeonato de futsal conseguiram atingir os playoff de apuramento de campeão. 

 Por isso a ambição era grande e a esperança também. 



   Com a vinda do técnico veio também Tiaguinho ex-jogador do Boticas, um jogador entusiasmante e que viria acrescentar qualidade ao futsal do Valpaços. 
   Para além deste o Valpaços Futsal realizou também outras contratações nomeadamente Paulo Maia, Rui Rente, Breno Ferreira, Carlos Figueiredo, Fernando Borges, Ricardo Rodrigues, Ivo Mota, Nuno Fonseca, Sandro Gomes, Tiago Morais, Tiago Carriço e Tiago Calado. Cerca de 12 jogadores novos que alteraram por completo a face do plantel do V.F.C. 

 Plantel Época 2011/2012: Paulo Maia, Rui Rente, Breno Ferreira, Carlos Figueiredo, Diogo Moutinho, Fernando Borges, Ricardo Rodrigues, Ivo Mota, Nuno Fonseca, Pedro Lopes, Pedro Carvalho, Rui Carvalho, Sandro Gomes, Tiago Morais, Tiago Costa, Tiago Carriço, Tiago Calado. 

Equipa Técnica 2011/2012: Renato Costa (Treinador); Jorge Ribeiro (T. Adjunto) ; Sandra Eiriz (Fisioterapeuta)

 Dos 17 jogadores que constituíram o plantel do V.F.C, 13 eram novos no clube, para além do treinador o ser também. 
Este ponto provavelmente explicará muito do que foi a atuação e o desempenho do Valpaços Futsal no campeonato da 3ºdivisão de futsal serie A.

  Se em relação ao treinador era indiscutível a sua qualidade, apesar de nalguns momentos da época ter efetuado alguns erros (na opinião do europadesportiva, pelos jogos que pudemos ver), o que é perfeitamente normal durante uma época tão longa e exaustiva. 

   Em relação aos jogadores contratados somos da opinião que houve alguns erros de casting (enquanto que outros foram boas aquisições e revelaram qualidade), o que também é perfeitamente normal e não impediu que o V.F.C tivesse uma equipa com margem de progressão, jovem e com qualidade. 
Para além das inúmeras contratações, o V.F.C alterou a sua política de jogadores da “terra”, e no plantel da época dos 17 jogadores mais de metade, ou seja, cerca de 9 eram de fora do concelho. 

  Para o bem e para o mal, esta decisão por parte da direção teve consequências, na época desportiva. A época não correu de feição ao V.F.C, que viria a descer de divisão (12ª posição com 24 pontos em 26 jogos). Em relação as decisões da direção, do treinador, dos jogadores não opinamos por enquanto, deixamos isso a cargo dos nossos leitores. 


No próximo post sobre o Futsal falaremos sobre o futuro do futsal do concelho e do V.F.C.

Renato Costa realizou uma boa época no comando da equipa técnica do V.F.C? 
Os reforços produziram o desejado? 
A “destruição” do plantel da época passada foi decisiva no desenrolar da atual época? 
A alteração da política em relação aos jogadores da “terra” teve repercussões, nomeadamente ao nível de afluência de público ao pavilhão? 
Principais motivos e responsáveis pela descida de divisão do V.F.C?


3 comentários:

  1. Vou tentar responder com isenção:
    Renato Costa realizou uma boa época no comando da equipa técnica do V.F.C? - è claro que as espectativas eram altas em relação ao treinador. Obviamente não fez boa época e terá de ser responsabilizado. Para fazer o que ele fez, haveria por aqui melhores e mais baratos e em ultimo caso o Laga faria bem melhor

    Os reforços produziram o desejado? - pergunta desnecessaria... se no ano transacto se mantiveram e este ano foi a vergonha que se viu, culminando com a descida de divisão, é obvio que não...

    A “destruição” do plantel da época passada foi decisiva no desenrolar da atual época? - Penso que as destruições dos planteis acabam por ser normais, todos os anos as equipas se renovam, neste caso forma foi mal substituidos, não tirando valor a alguns deles.

    A alteração da política em relação aos jogadores da “terra” teve repercussões, nomeadamente ao nível de afluência de público ao pavilhão? - é só lá ter ido e a resposta estava bem patente. Penso que a nivel de patrocinios tb houve quebra (àparte do Mcdonalds, patrocinio esse que segurou renato até final da época)

    Principais motivos e responsáveis pela descida de divisão do V.F.C? - Primeiro a direcção com a sua aposta falhada no plantel. Segundo O Renato, que não conseguiu passar a mensagem para os jogadores, esquecendo-se que estava a treinar jogadores quase todos sem formação de futsal e por fim aos sócios... é deles a ultima palavra e foram eles que aceitaram estas decisões, a mais grave para mim, aceitarem sem grandes alaridos a saida de um dos esteios e dirigente, o Morgado. Penso que começou aí o grande descalabro

    ResponderEliminar
  2. Tem todo o direito a expor a sua opinião, agradecemos o comentário e a sua isenção.

    As respostas que deu as nossas perguntas davam início a um bom debate sobre o que foi a época do V.F.C, ou seja, a origem e causa do problema que foi evidentemente a descida de divisão do único representante do concelho de Valpaços na 3ºdivisão nacional de futsal na época de 2011/2012.


    Nós limitamo-nos a constatar factos e a fazer algumas perguntas para os nossos leitores responderem. Sem querer opinar de uma forma pessoal, nós EUROPADESPORTIVA (fomos presença assídua nos jogos em casa, por isso não opinamos sem conhecimento) somos de opinião que foi desolador durante a época ver a afluência de público e patrocinadores, clube que ate então tinha quase sempre o pavilhão cheio de pessoas e de cartazes de publicidade.


    E aqui se calhar residiu como você disse um dos maiores problemas da época, porque os sócios e simpatizantes do V.F.C foram passivos e não manifestaram da forma correta a sua opinião (deixar de ir ver os jogos nunca pode ser uma forma de mostrar a opinião) sobre a época desportiva de Valpaços.


    Em relação a construção do plantel não somos da opinião que tenha sido um fracasso total, porque um plantel tão jovem e com tanta margem de progressão nunca pode ser considerado um erro, é preciso é que seja um projeto e que se dê continuidade ao trabalho (somos contra a politica de todas a época alterar mais de 60 a 70 % do plantel).


    Durante o desenrolar da semana faremos um post sobre a atualidade do futsal do concelho de Valpaços:
    • G.D. Terras Montenegro Futsal
    • Valpaços futsal clube que colocou novidades sobre a realização de uma Assembleia Geral para prestação de contas aos sócios no seu facebook oficial

    ResponderEliminar
  3. Em primeiro lugar não aceitaremos comentários de anónimos no futuro, coloquem um nome, se quiserem inventado, mas como anónimos não aceitamos nenhum comentário. Depois do 25 de Abril Portugal descobriu a liberdade de expressão, mas todos os comentários a INSULTAR serão apagados.


    Em segundo lugar este Blog é um Projeto de dois jovens, que acompanharam os jogos em casa do V.F.C (pagamos bilhete, por isso tivemos o direito de ver os jogos e de comentar sobre eles) Não nós escondemos, quem tiver interesse em saber quem somos basta deslocarem-se ao nosso facebook (www.facebook.com/EuropaDesportiva) que disponibiliza-mos com todo o agrado.


    Em terceiro lugar se o assunto V.F.C é tão delicado, da nossa parte não terão mais divulgação, mas continuaremos a fazer o acompanhamento das outras equipas do concelho porque merecem todo o nosso. Achamos que não há nada neste mundo tão basto da internet que dê a conhecer o Desporto do nosso concelho e por isso optamos por falar dele. Fizemos sim um post do V.F.C equipa que mais acompanhamos este ano no concelho, como faremos do Grupo Desportivo de Valpaços e G.D. Terras Montenegro Futsal e as suas brilhantes atuações (bem como das outras equipas).


    Em quarto lugar nenhum momento do post critica alguma coisa que fosse, relatamos apenas a época desportiva do Valpaços. Demos a conhecer os jogadores inscritos, a equipa técnica a classificação e as movimentações do clube, certamente que fizemos mais que muitos meios de comunicação do concelho e sites oficiais ou não.


    Esperamos que tenha sido a ultima vez que este assunto é comentado quer no blog, quer no facebook. Queremos discussões construtivas, sem ataques pessoais.

    ResponderEliminar

Um blogue aberto a comentários. Gostaríamos de saber a opinião dos nossos leitores sobre os temas por nós debatidos.
Com moderação, educação é possível criar uma zona de debate de ideias.