Pesquise neste blogue

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Le Tour de France: Etapa 17 (Stage 17) - 143,5km Bagnères-de-Luchon/Peyragudes

Partilhar
TOUR DE FRANCE

Tour: - CiclismoAlejandro Valverde (Movistar) foi o grande vencedor da etapa 17 da Volta a França, uma tirada de 143.5kms entre Bagnères de Luchon e Peyragudes que marcou a despedida do tour da alta montanha. Bradley Wiggins está cada vez mais próximo da posição cimeira do pódio nos Campos Elísios.
O espanhol da Movistar integrou a fuga do dia, um grupo de 7 elementos que contou também com a presença do português Rui Costa (Movistar) e do camisola de montanha Thomas Voeckler (Europcar).
Uma fuga que, ironicamente, só teve sucesso graças a Vincenzo Nibali (Liquigás) que abdicou de estar na frente para permitir que os fugitivos não fossem perseguidos pela Sky.
A estratégia da Movistar começou a ser traçada bem cedo com a equipa a colocar 3 elementos na frente: Alejandro Valverde, Ruben Plaza e Rui Costa, sendo que o português lançou um ataque para fraccionar a frente da corrida.
Valverde, por seu turno, lançou o ataque decisivo a cerca de 35kms do fim, já em plena Port de Bales, uma subida de categoria especial. O espanhol alcançou o colega Rui Costa em menos de 1000 metros e seguiu isolado para a meta.
Lá atrás, no seio do pelotão, a Sky assumiu as despesas na frente impondo um ritmo demolidor. Cadel Evans (BMC) foi uma das primeiras vítimas. À semelhança da etapa anterior, o australiano, voltou a ceder e a descolar do grupo dos favoritos.
Nibali aguentou o máximo que pode, mas o italiano da Liquigás não teve pernas para seguir junto do camisola amarela.
A Sky voltou a provar que é a equipa mais forte nesta edição da Volta a França, Bradley Wiggins e Christopher Froome aceleraram o ritmo na derradeira subida para a meta no alto do Peyragudes deixando para trás toda a concorrência.
Froome voltou a testar as águas ameaçando, por mais de uma ocasião, deixar Wiggins para trás, mas o britânico teve de boicotar os intentos face às ordens do director desportivo. Uma situação que lança a questão do lugar que Froome poderá ter na Sky no futuro próximo.
Tour: - CiclismoO duo britânico cortou a meta em segundo e terceiro lugares a 19 segundos de Valverde.
Quanto a Rui Costa, depois de uma etapa brilhante, o português terminou na 32ª posição a seis minutos de 55 do colega de equipa.
Classificação da Etapa:
1 Alejandro Valverde Belmonte (Spa) Movistar Team 4:12:11
2 Christopher Froome (GBr) Sky Procycling 0:00:19
3 Bradley Wiggins (GBr) Sky Procycling
4 Thibaut Pinot (Fra) FDJ-Big Mat 0:00:22
5 Pierre Rolland (Fra) Team Europcar 0:00:26
6 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Lotto Belisol Team
7 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale 0:00:37
8 Tejay Van Garderen (USA) BMC Racing Team 0:00:54
9 Christopher Horner (USA) RadioShack-Nissan 0:01:02
10 Daniel Martin (Irl) Garmin - Sharp 0:01:11
(...)
32 Rui Alberto Faria Da Costa (Por) Movistar Team 0:06:55
47 Sergio Miguel Moreira Paulinho (Por) Team Saxo Bank-Tinkoff Bank 0:15:02


Sem comentários:

Enviar um comentário

Um blogue aberto a comentários. Gostaríamos de saber a opinião dos nossos leitores sobre os temas por nós debatidos.
Com moderação, educação é possível criar uma zona de debate de ideias.