Pesquise neste blogue

domingo, 22 de julho de 2012

Le Tour de France: Etapa de consagração

Partilhar
LE TOUR DE FRANCE

Tour: Wiggins vence - CiclismoMark Cavendish, da Sky, confirmou estatuto de sprinter e venceu última etapa do Tour pelo quarto ano consecutivo. O título individual do britânico associou-se à consagração do companheiro de equipa, Bradley Wiggins, que entra para a história como o primeiro britânico a vencer a Volta a França.
Mark Cavendish venceu a vigésima e última etapa da volta a França, no sprint, pelo quarto ano consecutivo. O ciclista da Sky alcançou a terceira vitória em etapas, depois de ter triunfado também na segunda e décima oitava. Mas o dia foi de consagração para Bradley Wiggins que se tornou o primeiro britânico a vencer o Tour. O ciclista da Sky terminou a etapa, de 120 quilómetros entre Rambouillet e Paris, no grupo da frente e manteve a amarela. Uma camisola que estava garantida depois da vitória no contra-relógio deste sábado.

Wiggins partiu para a última etapa com uma vantagem de 3 minutos e 21 segundos sobre o companheiro de equipa, Chris Froome. E como é habitual, o último dia de prova serviu de passeio triunfal, para o líder do Tour, que terminou nos campos elísios.
Tour: Wiggins vence - CiclismoJá Mark Cavendish confirmou, mais uma vez, que é um grande sprinter. Nos últimos quilómetros as equipas dos sprinters começaram a acelerar o ritmo para acompanharem os ciclistas que tinham escapado… proporcionando uma chegada em grupo à meta.
No final da etapa deste domingo, Cavendish era um homem satisfeito: "Foi incrível a visão do camisola amarela do Brad Wiggins, a puxar no final, depois do Chris Froome ter estado em segundo na geral e depois o Edvald Boassan Hagen tomou a liderança até ao último quarto e foi aí que disse: Vou avançar mais cedo e ver o que acontece. Fiz o mesmo no ano passado e dei tudo o que conseguia até à meta. Queria muito isto. É a cereja no topo do bolo… que foi o Tour para nós.”

Tour: Wiggins vence - Ciclismo
O melhor resultado dos britânicos, na história do Tour, eram dois quartos lugares: um de Robert Millar, em 1984, e outro do próprio Wiggins, em 2010. O último ano em que a camisola amarela tinha mudado de mãos apenas uma vez foi em 1977. Mas para a história fica a vitória do britânico Wiggins que tinha já garantido o triunfo: "É um sentimento diferente do de ontem porque obviamente que ontem foi a confirmação e hoje foi um desfile. No fim de contas temos um trabalho a fazer, estivemos numa missão desde o minuto em que alcançamos os Campos Elísios até terminar o trabalho com o Cavendish. Bem, que forma de terminar.”
Desde 1984 que não havia dois ciclistas da mesma nacionalidade nos dois primeiros lugares do Tour. E desde 1996 que os dois primeiros lugares não eram de companheiros de equipa como aconteceu na edição 99, deste ano, com Wiggins e Froome.

CLASSIFICAÇÃO DA 20ª ETAPA:
1 Mark Cavendish (GBr) Sky Procycling 3:08:07
2 Peter Sagan (Svk) Liquigas-Cannondale
3 Matthew Harley Goss (Aus) Orica GreenEdge Cycling Team
4 Juan José Haedo (Arg) Team Saxo Bank-Tinkoff Bank
5 Kris Boeckmans (Bel) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
6 Greg Henderson (NZl) Lotto Belisol Team
7 Borut Bozic (Slo) Astana Pro Team
8 André Greipel (Ger) Lotto Belisol Team
9 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling
10 Jimmy Engoulvent (Fra) Saur - Sojasun
(...)
59 Rui Alberto Faria Da Costa (Por) Movistar Team 0:00:09
74 Sergio Miguel Moreira Paulinho (Por) Team Saxo Bank-Tinkoff Bank
CLASSIFICAÇÃO GERAL:
1 Bradley Wiggins (GBr) Sky Procycling 87:34:47
2 Christopher Froome (GBr) Sky Procycling 0:03:21
3 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale 0:06:19
4 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Lotto Belisol Team 0:10:15
5 Tejay van Garderen (USA) BMC Racing Team 0:11:04
6 Haimar Zubeldia Agirre (Spa) RadioShack-Nissan 0:15:41
7 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:15:49
8 Pierre Rolland (Fra) Team Europcar 0:16:26
9 Janez Brajkovic (Slo) Astana Pro Team 0:16:33
10 Thibaut Pinot (Fra) FDJ-Big Mat 0:17:17
(...)
18 Rui Alberto Faria Da Costa (Por) Movistar Team 0:37:03
50 Sergio Miguel Moreira Paulinho (Por) Team Saxo Bank-Tinkoff Bank 1:47:14

Sem comentários:

Enviar um comentário

Um blogue aberto a comentários. Gostaríamos de saber a opinião dos nossos leitores sobre os temas por nós debatidos.
Com moderação, educação é possível criar uma zona de debate de ideias.