Pesquise neste blogue

terça-feira, 3 de julho de 2012

Le Tour de France: Etapa 3 (Stage 3) - 197 km, Orchies/Boulogne-sur-Mer

Partilhar
LE TOUR DE FRANCE
Tour: quem pára Sagan? - Ciclismo

Peter Sagan soma e segue. O eslovaco da Líquigás conquistou esta terça feira a segunda vitoria na edição deste ano da Volta a França. Fabian Cancellara terminou na quarta posição e segura a camisola amarela de líder.
Uma fuga de cinco elementos animou os 197kms entre Orchies e Boulogne-sur-Mer que no entanto ficaram marcados por inúmeras quedas. 

Ao quilómetro 114 Janez Brajkovic (Astana) foi um dos primeiros a ficar maltratado pelo alcatrão. O esloveno viu-se envolvido numa queda mas felizmente teve condições para continuar em prova. 
Pouco depois a Liquigás assumiu as despesas da perseguição dos fugitivos com vista a neutralizar os 5 minutos de vantagem que o quinteto levava nesta altura e a preparar a vitória de Peter Sagan.


A 50kms da meta verificou-se nova queda colectiva no seio do pelotão que vitimou vários ciclistas e levou ao abandono de Kanstantin Siutsou (Sky). Uma baixa importante para a equipa britânica e para o seu líder Bradley Wiggins.
Pouco depois nova queda! Desta feita a principal vítima foi Jose Rojas (Movistar) que fracturou a clavícula e despediu-se precocemente do Tour.

A 7kms do fim, Andriy Grivko (Astana), o último dos fugitivos é finalmente absorvido pelo pelotão e pouco depois Sylvain Chavanel (Omega Pharma Quickstep) lança o primeiro ataque. Em jogo estava não só a conquista da etapa como a camisola amarela, já que o gaulês estava a apenas 7 segundos de Fabian Cancellara.
Tour: quem pára Sagan? - Ciclismo
Mas o dia era de Peter Sagan. O eslovaco, que a meio da etapa viu-se, também ele, envolvido numa queda, foi o mais forte na subida para a meta e cortou a meta isolado. Um triunfo com um sabor muito especial como explica Sagan:“Hoje foi um dia muito longo, duro e difícil. É um pena termos tido tantas quedas que vitimaram tantos ciclistas inclusive alguns da minha equipa. Estou muito feliz com esta vitoria que dedico à minha equipa. Se venci foi graças a eles, por isso quero agradecer a cada um dos meus companheiros porque se não fosse pelo excelente trabalho que realizaram durante a etapa, não teria conseguido mais esta vitória."
Lá atrás o caos reinava com muitos elementos a chegarem atrasados em virtude de mais uma queda no derradeiro quilómetro. 

Edvald Boasson Hagen (Sky) fez segundo e Peter Velits (Omega Pharma-QuickStep) terminou em terceiro. Fabian Cancellara aguentou a dura subida final, terminou na quarta posição. "Spartacus" sobrevive mais um dia com a camisola de líder.

Rui Costa (Movistar) chegou integrado no pelotão ao passo que Sérgio Paulinho (Saxo Bank) teve um dia azarado e perdeu mais de 7 minutos para o vencedor.

Classificação da Etapa:
1 Peter Sagan (Svk) Liquigas-Cannondale 4:42:58
2 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling 0:00:01
3 Peter Velits (Svk) Omega Pharma-Quickstep
4 Fabian Cancellara (Swi) RadioShack-Nissan
5 Michael Albasini (Swi) Orica GreenEdge Cycling Team
6 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team
7 Nicolas Roche (Irl) AG2R La Mondiale
8 Samuel Sanchez Gonzalez (Spa) Euskaltel - Euskadi
9 Bauke Mollema (Ned) Rabobank Cycling Team
10 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale

Classificação Geral:
1 Fabian Cancellara (Swi) RadioShack-Nissan 14:45:30
2 Bradley Wiggins (GBr) Sky Procycling 0:00:07
3 Sylvain Chavanel (Fra) Omega Pharma-Quickstep
4 Tejay Van Garderen (USA) BMC Racing Team 0:00:10
5 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling 0:00:11
6 Denis Menchov (Rus) Katusha Team 0:00:13
7 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:00:17
8 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale 0:00:18
9 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Sharp
10 Andreas Klöden (Ger) RadioShack-Nissan 0:00:19

Alguém para Peter Sagan?



Sem comentários:

Enviar um comentário

Um blogue aberto a comentários. Gostaríamos de saber a opinião dos nossos leitores sobre os temas por nós debatidos.
Com moderação, educação é possível criar uma zona de debate de ideias.