Pesquise neste blogue

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Le Tour de France: Etapa 4 (Stage 4) - 214,5 km, Abbeville/Rouen

Partilhar
Tour: - Ciclismo
LE TOUR DE FRANCE


André Greipel foi o grande vencedor da quarta etapa da Volta a França. O alemão da Lotto Belisol bateu (quase) toda a concorrência na chegada ao sprint e conquistou aquela que foi a segunda vitória da carreira no Tour. Mark Cavendish viu o azar bater-lhe à porta e Fabian Cancellara segue de amarelo.

O pelotão levou mais de 5 horas para percorrer os 214.5kms entre Abbeville e Rouen numa tirada que ficou novamente ensombrada por uma queda colectiva nos últimos kms e que vitimou vários ciclistas, incluindo Mark Cavendish.

Yukiya Arashiro (Europcar), David Moncoutie (Cofidis) e Anthony Delaplace (Saur-Sojasun) constituíram a fuga do dia logo no arranque da etapa. O trio chegou a ter mais de 8 minutos de vantagem em relação ao pelotão mas a Radioshack numa primeira fase e posteriormente as equipas dos sprinters mantiveram a fuga sempre controlada.

Já dentro dos derradeiros 10kms e com todos os fugitivos já obsorvidos Samuel Dumoulin (Cofidis), Sylvain Chavanel (Omega Pharma-QuickStep) e Wout Poels (Vacansoleil-DCM) tentam surpreender e lançam um ataque. O trio consegue criar alguma vantagem mas a cerca de 3,5kms da meta são neutralizados pelo pelotão que, nesta altura, já circulava a um ritmo bem vivo.



Tour: - Ciclismo
Pouco depois dá-se a queda do dia. Mark Cavendish (Sky), um dos favoritos à vitória na etapa, é uma das vítimas em conjunto com o seu colega de equipa Bernhard Eisel (Sky) e Robbie Hunter (Garmin-Sharp). Melhor sorte tiveram Peter Sagan (Liquigas-Cannondale) e o camisola amarela Fabian Cancellara (RadioShack-Nissan) que evitaram por pouco o desaire colectivo.

Os principais beneficiados com a queda foram os comboios da Lotto Belisol, Greenedge e Argos-Shimano que escaparam ilesos e puderam concentrar os esforços no lançamento dos seus sprinters.

Na recta da meta Greipel provou que é um dos homens mais rápidos em prova. O alemão largou a roda do companheiro Greg Henderson a cerca de 200 metros para o fim e lançou um sprint cirúrgico. Alessandro Petacchi (Lampre) deu tudo mas não teve pernas para ultrapassar Greipel e teve de se contentar com o segundo lugar. Já Tom Veelers (Argos-Shimano) terminou na terceira posição.




Tour: - CiclismoNo final da etapa André Greipel, ex-lançador de Mark Cavendish, elogiou o trabalho da sua equipa: “Estou muito feliz hoje. A minha equipa deu-me imenso apoio e estou muito feliz por poder contar com eles. São ciclistas muito fortes e felizmente tenho bons lançadores que me permitiram alcançar o meu objectivo: vencer uma etapa. Estou radiante”
Fabian Cancellara chegou integrado no grupo principal e segura a camisola amarela enquanto que Peter Sagan cimentou a liderança da classificação dos pontos. O eslovaco tem agora 147 pontos, mais 55 que o segundo classificado Matthew Goss.

Quanto à participação lusa, tanto Rui Costa (Movistar) como Sérgio Paulinho (Saxo Bank) escaparam ilesos aos incidentes da tirada e chegaram integrados no pelotão.


Classificação da Etapa:

1 André Greipel (Ger) Lotto Belisol Team 5:18:32
2 Alessandro Petacchi (Ita) Lampre - ISD
3 Tom Veelers (Ned) Argos-Shimano
4 Matthew Harley Goss (Aus) Orica GreenEdge Cycling Team
5 Peter Sagan (Svk) Liquigas-Cannondale
6 Jonathan Cantwell (Aus) Team Saxo Bank-Tinkoff Bank
7 Daryl Impey (RSA) Orica GreenEdge Cycling Team
8 Kris Boeckmans (Bel) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
9 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling
10 Ruben Perez Moreno (Spa) Euskaltel - Euskadi

(...)

65 Rui Alberto Faria Da Costa (Por) Movistar Team
91 Sergio Miguel Moreira Paulinho (Por) Team Saxo Bank-Tinkoff Bank

Classificação Geral:

1 Fabian Cancellara (Swi) RadioShack-Nissan 20:04:02
2 Bradley Wiggins (GBr) Sky Procycling 0:00:07
3 Sylvain Chavanel (Fra) Omega Pharma-Quickstep
4 Tejay Van Garderen (USA) BMC Racing Team 0:00:10
5 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling 0:00:11
6 Denis Menchov (Rus) Katusha Team 0:00:13
7 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:00:17
8 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale 0:00:18
9 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Sharp
10 Andreas Klöden (Ger) RadioShack-Nissan 0:00:19

(...)

35 Rui Alberto Faria Da Costa (Por) Movistar Team 0:00:42
134 Sergio Miguel Moreira Paulinho (Por) Team Saxo Bank-Tinkoff Bank 0:10:17 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Um blogue aberto a comentários. Gostaríamos de saber a opinião dos nossos leitores sobre os temas por nós debatidos.
Com moderação, educação é possível criar uma zona de debate de ideias.