Pesquise neste blogue

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Le Tour de France: Etapa 5 (Stage 5) - 196,5 km, Rouen/St-Quentin

Partilhar
LE TOUR DE FRANCE


André Greipel fez a dobradinha ao vencer, esta quinta-feira, a segunda etapa consecutiva na Volta a França. O alemão da Lotto Belisol esteve demolidor na chegada ao sprint relegando para segundo lugar Matthew Goss. Mark Cavendish não foi além da quinta posição. Fabian Cancellara segue de amarelo.

Tour: Bis para Greipel!  - Ciclismo
Andre Greippel fez a dobradinha ao vencer ao sprint a quinta etapa da Volta a França, esta quinta-feira. Foi o segundo triunfo consecutivo para o alemão da Lotto Belisol no Tour e o terceiro na carreira.

A tirada de 196.5 quilómetros, entre Rouen e Saint-Quentin foi dominada por uma fuga de quatro homens que se destacou pouco depois da partida. Mathieu Ladagnous (FDJ), Pablo Urtasun (Euskatel), Jan Ghyselinck (Cofidis) e Julien Simon (Saur-Sojasun) foram os homens que comandaram a prova durante mais de 190 quilómetros
Como nos últimos dias, a etapa desta quinta-feira contou com uma queda no pelotão, a 3 quilómetros da meta. Peter Sagan (Liquigas) esteve envolvido, mas rapidamente voltou à bicicleta, sem sofrer ferimentos. A única consequência grave foi mesmo perder tempo e deixar escapar a oportunidade de alcançar a terceira vitória nesta edição do Tour.

A um quilómetro da meta, Jan Ghyselinck atacou, tomando a liderança, mas o belga da Cofidis não teve pernas e quem aproveitou foi Andre Greipel, que com um sprint demolidor, esmagou os principais rivais, entre eles Mark Cavendish (Sky), que foi quinto.

O alemão confessa que foi o sprint mais duro da sua vida. “Venci mais uma etapa na Volta a França. Foi de loucos porque eu estava atrás da queda, 3 quilómetros antes. O Greg Henderson estava à minha espera, colocou-me de novo no comboio, que funcionou muito bem. Mas foi um sprint duríssimo, creio que o mais difícil da minha carreira”, disse Greipel.

Peter Sagan cortou a meta 1 minuto e 44 segundos depois do vencedor e perdeu muito terreno na classificação por pontos para Matthew Goss, que foi segundo na etapa.

Fabian Cancellara mantém a liderança da geral e veste-se de amarelo pela 26ª vez na carreira, o que significa que o suíço é o ciclista que mais vezes usou esta camisola, sem nunca ter vencido uma edição do tour.
Quanto aos portugueses, Rui Costa (Movistar) chegou integrado no pelotão, com o mesmo tempo do vencedor e ocupa a 35ª posição da geral, a 42 segundos de Cancellara. Já Sérgio Paulinho (SaxoBank) perdeu 52 segundos e é 134º.
Classificação da Etapa:
1 André Greipel (Ger) Lotto Belisol Team 4:41:30
2 Matthew Harley Goss (Aus) Orica GreenEdge Cycling Team
3 Juan José Haedo (Arg) Team Saxo Bank-Tinkoff Bank
4 Samuel Dumoulin (Fra) Cofidis, Le Credit En Ligne
5 Mark Cavendish (GBr) Sky Procycling
6 Tom Veelers (Ned) Argos-Shimano
7 Oscar Freire Gomez (Spa) Katusha Team
8 Alessandro Petacchi (Ita) Lampre - ISD
9 Sébastien Hinault (Fra) AG2R La Mondiale
10 Yohann Gene (Fra) Team Europcar

Classificação Geral:
1 Fabian Cancellara (Swi) RadioShack-Nissan 24:45:32
2 Bradley Wiggins (GBr) Sky Procycling 0:00:07
3 Sylvain Chavanel (Fra) Omega Pharma-Quickstep
4 Tejay Van Garderen (USA) BMC Racing Team 0:00:10
5 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling 0:00:11
6 Denis Menchov (Rus) Katusha Team 0:00:13
7 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:00:17
8 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale 0:00:18
9 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Sharp
10 Andreas Klöden (Ger) RadioShack-Nissan 0:00:19

Sem comentários:

Enviar um comentário

Um blogue aberto a comentários. Gostaríamos de saber a opinião dos nossos leitores sobre os temas por nós debatidos.
Com moderação, educação é possível criar uma zona de debate de ideias.